Departamento de Pós-Graduação

.Regulamento Geral do funcionamento interno do Doutorado em Psicanálise.

 

I- Dos Objetivos do Doutorado em Psicanálise

 

Artigo 1 – Os objetivos do Doutorado em Psicanálise são:

-Oferecer uma orientação bibliográfica adequada para que o doutorando possa pesquisar todos os problemas de pesquisa e formulação de hipóteses no âmbito do estudo do inconsciente cultural.

- Realizar pesquisas nas atitudes positivas e produtivas, numa visão transdisciplinar do envolvimento da psique humana a nível social, cultural, educacional, biológico, econômico, emocional, políticos, sociológicos, integrando todos estes saberes numa analise epistemológica da psicanálise humanista.

- Desenvolver nos futuros cientistas da psique humana uma visão transcultural e interdisciplinar dos simbolismos produzidos pelo inconsciente.

- Desenvolver pesquisas de estudos de casos clínicos, para ajudar a saúde publica dos municipais ou comunidades onde o pesquisador esta inserido, toda pesquisa deve estar voltada para melhorar e cooperar com as autoridades publicas no sentido de diminuir ou apontar as providencias que devem ser realizadas no âmbito da saúde psíquica.

- Propor alternativas e soluções no âmbito da promoção humana e prevenção das doenças psíquicas sobre um enfoque humanista, realçando o valor da solidariedade, compaixão, alteridade, para com todos os seres humanos que precisem da ciência psicanalítica.

- A universidade deve encaminhar a orientação especifica de um doutor ou que tenha notório saber em alguma área do conhecimento, para que o doutorando possa sentir-se seguro e motivado a continuar as suas pesquisas dos fenômenos sociais e subjetivos da mente inconsciente.

- O homem deve ser o centro de todo o estudo e conhecimento da Psicanálise humanista, sendo esta a missão mais nobre e realizadora da universidade humanista das américas, procurando de todos os modos a qualificação e a formação de novos cientistas da mente inconsciente e principalmente a qualificação dos psicanalistas que atuam na sua clinica.

 

II – Da estrutura Interna, O corpo de doutores que fazem parte deste pós-graduação.

 

Artigo 2 : O objetivo do Orientador é valorizar e motivar o seu futuro pesquisador a demonstrar teoricamente ou empiricamente a resposta de seu problema de pesquisa com a sua hipótese principal.

 

  • Deverá orientar mediante bibliografias e leituras dos seus escritos a metodologia adequada para finalizar a sua tese.

  • Qualificar os psicanalistas dentro de uma excelência profissional e acadêmica, para que possa repassar estes conhecimentos em aulas, cursos, palestras ou mesmo na sua clinica.

 

Artigo 3 : A banca examinadora terá as seguintes atribuições:

 

  • Supervisionar e acompanhar o rendimento e os prazos de entrega dos seus escritos.

  • Desenvolver com o orientando um cronograma de atividades para que possa terminar o seu doutorado em tempo hábil de três anos.

  • O corpo docente da universidade humanista das americas poderá orientar teses na sua área de conhecimento nas seguintes linhas de pesquisa: Neurociência, Psicologia, Psicanálise humanista, Psicanálise da Infância e adolescência, Psiconeuroimunologia, Psicofarmacologia, Neuropsicanálise.

  • Todos os orientadores deverão ter uma formação e domínio de conhecimento na área de atuação para poder orientar os seus futuros doutores. A temática da tese do doutorando deve estar relacionada a vida profissional, seus antecedentes de pesquisa e seus escritos de acordo com o seu referencial teórico ou dos autores que sustentam epistemologicamente a sua tese.

  • Se o orientador desejar, poderá requisitar ao orientando, além dos escritos de cada capitulo da tese, uma averiguação do seu domínio teórico e conceitual referente ao seu projeto de pesquisa.

 

Artigo 4: A banca examinadora da tese deverá ser composta pelo orientador e mais três doutores convidados, sendo que pode chegar no máximo a cinco.

 

Artigo 5: O orientador da tese terá as seguintes funções:

 

  • Representar a instituição em todos os âmbitos do ensino – pesquisa e extensão que possam apresentar a sua comunidade a produção de conhecimento.

  • Convocar, aplicar atividades de leitura, prazos de entrega de capítulos, para que no determinado tempo possa encaminhar as teses para leitura e apreciação da banca examinadora.

 

III – Dos requisitos mínimos de admissão ao doutorado:

 

  • Possuir titulo de graduação em qualquer área de conhecimento que esteja relacionado com a sua área de pesquisa, principalmente em se tratando da ciência psicanalítica, humanas e sociais.

  • Quem decide sobre o momento da defesa e seu o candidato esta qualificado são os dois pesquisadores (Orientador e Orientando) que estão envolvidos naquele tema da tese.

  • A seleção do candidato ao doutorado se fara mediante analise do currículo profissional e sua produção cientifica, principalmente bibliográfica de seus escritos em forma de artigos ou livros de sua autoria.

  • Não existe nenhuma exigência de exames acadêmicos, as disciplinas oferecidas não são obrigatórias a presença do aluno, existe a liberdade de participar ou não destas disciplinas que serão oferecidas.

  • Apresentar os documentos necessários e assinar o seu contrato de compromisso com a efetivação do seu doutoramento.

 

Artigo 7: Os candidatos ao doutorado devem apresentar um projeto de pesquisa assinado pelo seu futuro orientador.

 

  • A universidade convalida os créditos de outras disciplinas cursadas para a efetivação da carga horaria exigida. O orientador poderá analisar e decidir sobre a aprovação destas disciplinas e carga horaria especifica que o aluno realizou em seus estudos anteriores.

  • Não será exigida a presença dos doutorandos, a orientação poderá ser presencial, semipresencial ou a distancia, utilizando os benefícios da Internet e outros meios que julgarem pertinente para conversar e orientar os seus futuros cientistas da psicanálise.

  • Todos os eventos e seminários, como apresentação de sua pesquisa, poderão constar como carga horaria dos seus estudos. Todas as leituras e tempo de escrita e pesquisa fazem parte do contexto da tese, portanto este tempo deve ser apreciado como carga horaria do seu doutorado.

 

Artigo 10: A avaliação da banca examinadora devera dar uma nota de 0 a 10.

 

  • A tese deve ser entregue seis meses antes de sua defesa para ser encaminhada para leitura e apreciação da banca examinadora, depois de comum acordo o orientador recebera do coordenador do programa a data para efetivar a sua defesa.

  • A banca deve ser constituída de três doutores, sendo um deles de outra universidade, e um presidente (Orientador) que encaminhara a defesa da tese de seu orientando. Devera ser lavrada uma ata e assinada pelos doutores presentes com a respectiva avaliação do candidato a doutor naquela área de pesquisa.

 

Artigo 11: A realização da Tese de Doutorado em Psicanálise.

 

  • Deverá ser uma pesquisa inédita, que aporte alguma contribuição a ciência psicanalítica, devendo demonstrar o domínio teórico e conceitual daqueles autores que sustentam epistemologicamente a sua tese. Que esta tese represente uma contribuição valiosa a saúde psíquica e amplie os novos horizontes da saúde publica em sua comunidade.

  • Cada projeto de tese deverá ter um orientador especifico que aceite orientar aquele tema especifico de sua tese. O orientando poderá contar com (1) Orientador (teórico) (2) Orientador de Métodos de pesquisa (3)Colaboradores.

  • Cada orientador não pode exceder o numero de dez orientandos. Os Professores e orientadores podem ser pertencentes ou não a UNIVERSIDADE HUMANISTA DAS AMÉRICAS, desde que o doutor apresente o TITULO DE DOUTOR, ou que tenha trabalhos científicos que atestem a sua capacidade cientifica para orientador aquele pesquisa científica. Neste caso trata-se de um doutor “Honoris Causa”. O Orientador poderá ser de qualquer parte do planeta, desde que esteja em condições de ajudar o seu orientando a realizar a cabo o seu projeto de tese.

 

Artigo 14: As atribuições do Orientador de Tese são as seguintes:

  • Ajudar o doutorando a desenvolver dentro do prazo estipulado a realização de sua tese.

  • No caso da metodologia ser empírica, poderá contar com outro colega para ajuda-lo a elaborar os instrumentos de pesquisa que sejam pertinentes a sua aplicação social ou cultural.

  • Apresentar no final de cada ano a sua produção cientifica, leituras, escritos e fundamentação teórica de sua tese.Apresentar-se na banca examinadora com voz, mas sem voto.

 

Artigo 15: Apresentação nos primeiros seis meses do projeto de tese final.

 

Artigo 16: O coordenador depois de ler o projeto de tese poderá autorizar a continuidade daquele tipo de pesquisa que esteja de acordo com os objetivos da área de pesquisa na psicanalise.

 

Artigo 17: Apresentação da Tese do Doutorado em Psicanálise.

 

  • Deverão apresentar cinco copias a secretaria da universidade em folhas A4, em espaços duplos e numeradas, também gravadas num DVD. Na tese deverá ter um “abstract” em inglês e espanhol que não pode exceder a duzentas palavras.

  • Para a redação da tese seguir as recomendações do regulamento da ABNT, de acordo com este pós-graduação.

 

Artigo 18: Aprovação da Tese.

  • Uma vez finalizada a tese o orientador fara a sua leitura, aprovando ou não para ser lido pela banca examinadora.

  • O comitê de exame da tese e seus integrantes com um convidado externo de outra universidade e os demais podem ser da instituição local.

  • Caso a banca exija modificações poderá ser realizada dentro do prazo estipulado pelos seus examinadores.

  • As decisões dos doutores examinadores são inapeláveis, todas as avaliações deverão ser transcritas no livro de atas da universidade.

 

Artigo 19: O parecer da Tese poderá resultar:

 

  • Aprovada com parecer fundamentado

  • Devolvida para fazer as modificações sugeridas dentro de um prazo fixado.

  • Recusada com parecer fundamentado

  • Aprovada com as seguintes qualificações: Excelente, distinção, Bom, aprovado.

 

Artigo 20: Todas as avaliações deverão ser registradas em Ata.

 

  • O prazo final para apresentação da tese não poderá ultrapassar três anos, sendo prorrogável por mais dois anos com a anuência do seu orientador.

  • A Banca examinadora poderá recomendar a instituição a publicação da Tese devido a sua alta excelência acadêmica e cientifica.

  • O titulo de doutor em psicanálise será emitido pela UNIVERSIDADE HUMANISTA DAS AMERICAS, que esta devidamente registrada no Departamento de Estado da Florida sobre o numero 13000010792. Portanto os títulos estrangeiros não são reconhecidos pelo Ministério da Educação do Brasil.

  • Porque o Brasil tem um nível de excelência acadêmica invejável porque se julga no direito de fiscalizar, rejeitar, criticar e avaliar os programas de todas as universidades do mundo, a CAPES, realiza este processo de rejeição quando os programas de pós-graduação não atendem as suas exigências que alguns doutos julgam necessárias para ser ciência.

 

Regulamento do doutorado

Idiom 

Address: Street of Miosótis, Number 225 - Neighborhood Patronato - City Santa Maria RS - Brasil
E-mail: unihumanistadasamericas@gmail.com
Phone: (55) 55 3225-1800 or 3222-3238

INFORMATION: